sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Monocultura-Cultiura exclusiva de um só produto agricola.

Monopólio Comercial- Privilégio dado pelo o governo a alguém,para poder, sem competidor,explorar uma industria ou vender algum gênero especial.

Escravidão - Cndição de escravo cativeiro.

Latifundio - Propriedade rural de grande extenção, cuja maior parte aproveitavel não é aplicada á cultura ou utilizada em exploração econômica.

" Oficialmente, no dia 7 de setembro de 1822 o Brazil tornou-se independente de Portugual passados quase 200 anos fica a pergunta:

Somos realmente independentes?

Texto-1°

A mão de obra escrava eram os indígenas e trabalhadores africanos. Sendo que o trabalho africano foi o mais utilizado.

Do escambo á escravidão.

A primeira forma de trabalho estabelecida pelos portugueses e franceses na América foi o escambo, que significa troca ou permuta. Só que os indígenas não tinham interesse em acumular mercadorias, eles trabalhavam para adquirir o suficiente e depois se negavam a trabahlar por isso falavam que os indígenas eram preguiçosos, já os africanos se submetiam a esse trabalho escravo pois eles precisavam e quem lucrou muito foram os colonos portugueses que se tornaram importantes clientes dos traficantes proporcionando a eles grandes lucros.

Texto- 2°

Tráfico Negreiro.

O tráfico era controlado por mercadores portugueses, ingleses e holandeses. Eles adquiriam os escravos na África de várias maneiras, invadiam aldeias e depois fizeram uma aliança com os chefes africanos que capturavam homens, mulherse e crianças e trocavam por mercadorias, cavalos, tecidos, objetos de cobre, fumo e água ardente. Os africanos escravos eram colocados em navios de pequeno porte para América, eram embarcados 400 escravos em condições precárias todos acorrentados cerca de 20% morriam antes da travessia do oceano Atlântico os navios passaram a ser chamados de tumbeiros,comparados a verdadeiras tumbas em alto mar.
Ao chegar na América os africanos eram posto a venda, para trabalhar na lavoura, trabalhavam 18 horas por dia, recebiam uma alimentação miníma eram submetidos a vários tipos de castgos fisícos a expectativa de vida dos escravos rartamente ultrapassava 35 anos.

Texto - 3°

Mitos sobre a escravidão no Brasil.

De acordo com o historiador Manolo Florentino, da universidade federal do Rio de Janeiro.
O mito surgiu porque os europeus imaginavam que a estratégia do senhor de escravos seria a mesma dos senhores da antiguidade romana, que misturavam escravos de línguas diferentes para melhor controlá-los.

Familia na senzala.

Outro mito era a crença de que raramente os africanos escraizados tinham familia, muitos escravos viviam em senzalas coletivas ou na casa dos senhores, mas era comum que escravos casados tivessem moradias separadas e podiam plantar par\a o consumo da familia, viviam em pequenas casas baixas e sem janelas,em cujo o interior havia um fogo sempre aceso pois relembrava sua origem africana.

Formas de resistências.

Tanto os indígenas quanto africanos resitiram a escravidão durante todo o tempo em que ela existiu no Brasil, ou seja, por mais de trezentos anos. Ambosfugiam constantemente do cativeiro resultando fugas em mssa. Eles procuravam se distânciar das regiões colonizadas pelos europeus, estabelecendo sociedade que na América portuguesas ficaram conhecida como quilombos.

Nenhum comentário: